Contate-nos :

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem:

segunda-feira, 2 de abril de 2012

O que nos pediria um AUTISTA 3ª e ultima parte

15-Nem meus pais, nem eu temos culpa do que se passa comigo.Tampouco  são culpados os profissionais que me ajudam. Não adianta culpar uns e outros. Às vezes minhas reações  e condutas podem ser difíceis de entender ou de suportar, mas não é por culpa de ninguém.A idéia de "culpar" não faz mais do que produzir sofrimento com relação ao meu problema. 
16-Não me peças constantemente coisas que estão fora do meu alcance,de minha possibilidade.Pede-me, porém, as que sou capaz de fazer.Ajuda-me a ter mais autonomia, para compreender melhor,comunicar-me melhor, mas não ajude-me demais.                                     
17-Não precisas mudar completamente sua vida pelo fato de viver com uma pessoa autista,a mim nada aproveita o estares mal,que te feches e te deprimas.Preciso de estabilidade e de bem- estar emocional em torno de mim para me sentir melhor.Não penses tampouco que eu tenha culpa  do que se passa comigo.                       
18-Ajuda-me com naturalidade sem tomar essa ajuda uma obsessão.Para me ajudar precisas de ter teus momentos de repouso e de te dedicar a tuas próprias atividades.Fica perto de mim, não te vás mas não te sintas sob o peso de uma carga insuportáve. Na minha vida tem havido momentos difíceis,mas posso estar cada vez melhor.
19-Aceita-me como sou.Não condicione tua aceitação a que eu deixe de ser autista.Sê otimista, sem se tornares "romântico". Minha situação em geral tende a melhorar, embora por enquanto não tenha cura.              
20-Embora me seja difícil comunica-me ou compreender as sutilezas sociais, na realidade tenho algumas vantagens em comparação  com os que tu chamas de "normais".Tenho dificuldade em me comunicar,mas não costumo enganar. Não compreendo  as sutilezas sociais, mas tampouco tenho duplas intenções ou sentimentos perigosos tão comuns na vida social.Minha vida poderá ser satisfatória se for simples,ordenada e tranquila, desde que não me façam constantes exigências e só me peçam as coisas mais difíceis para mim.Ser autista é um modo de ser,embora não seja o comum.Minha vida como autista pode ser tão feliz e satisfatória como a tua vida "normal".Nessas vidas podemos vir a nos encontrar e a partilhar muitas experiências.             Angel Riviere Gomez

Nenhum comentário:

Postar um comentário